PARTICIPANTES
 
 
     
 
  José Alberto Ferreira
   
Grupo Rosa
Distrito:
Castelo Branco
Concelho:
Castelo Branco
Hobbie:
Leitura
Animal:
Cão Serra-da-Estrela
Comida:
Posta barrosã
Música:
"I'm on top of the world" - Imagine Dragons
Livro:
"A Riqueza e a Pobreza das Nações - Por Que São Algumas Tão Ricas e Outras Tão Pobres?", de David Landes
Filme:
"A Dama de Ferro"
Gostaria de Ser:
Professor Universitário
     
    Intervenções
   
Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Jantar-Conferência com o Prof. Doutor Daniel Innerarity
Tensões no mundo: A guerra à porta da Europa?
    Pergunta a ...
   
Leonor Beleza
A "fuga de cérebros" pauta a imigração portuguesa da actualidade. Considera que estes emigrantes poderão trazer, no futuro, valor acrescentado ao país, caso regressem? Se sim, que tipo de medidas deveriam ser tomadas para gerar benefícios compensadores dos actuais custos económicos e sociais da onda de emigração?
Partilho da preocupação nacional em torno da emigração atual, claro. Proponho que a olhemos como oportunidade. Precisaremos daquilo que aprendem lá fora, das suas novas experiências. Na Fundação Champalimaud seguimos os que saíram nas áreas que nos interessam e mantemos os contactos.
Carlos Moedas
A orientação acomodatícia da actual política monetária do BCE tem revelado alguma ineficácia. Acredita que há espaço na zona euro para um programa QE (Quantitative Easing)? Ou considera que a redução das taxas de juro directoras poderia produzir efeitos na economia real, ainda que não conheça precedente na tradição financeira europeia?
    Achei Curioso
   
  • O desafio proposto pelo Professor Innerarity: reflectir sobre a política, almejando uma perspectiva configuradora em detrimento da reparadora.
  • O comentário do Dr. Carlos Coelho sobre o eleitorado português: é passivo, está "sentado no sofá, de comando na mão", procurando mudar de governo como quem muda de canal.
  • A observação do Dr. Joaquim Azevedo em relação à orientação da política de natalidade: esta não deve ser meramente natalista - entenda-se, pagar prémios às famílias - mas antes visar a remoção dos obstáculos à natalidade desejada.
  •     Desafio do JUV
       
    Durante esta tarde assistirás a um debate sobre a clivagem entre a Direita e a Esquerda. Na tua opinião, quem ganhou o debate e porquê?
    Em meu ver, venceu o debate O Dr. Miguel Poiares Maduro pois, através de um raciocínio excepcionalmente bem estruturado e coerente, evidenciou um conjunto de pontos fracturantes que nitidamente pautam uma "desactualização" dos preceitos tradicionais da distinção esquerda/direita - como o papel do Estado, o funcionamento do Mercado ou o posicionamento do indivíduo nos sistemas sociais.