PARTICIPANTES
 
 
     
 
  José Ramos Andrade
   
Grupo Roxo
Distrito:
Madeira
Concelho:
Ribeira Brava
Hobbie:
Ler
Animal:
Cão
Comida:
Cozido a Portuguesa
Música:
Fado
Livro:
O Último Segredo
Filme:
O Pianista
Gostaria de Ser:
Uma pessoa importante
     
    Intervenções
   
Portugal e PSD: 40 anos em Democracia
O que temos de fazer para ter uma Economia Sustentável?
Jantar-Conferência com a Dra. Leonor Beleza
Portugal no €uro: oportunidades e condicionamentos
Simulação de Assembleia: Saída de Portugal da NATO
    Pergunta a ...
   
Jorge Moreira da Silva
Portugal tem boas condições para apostar em energias renovadas. Quais serão os apoios e incentivos por parte do governo para quem aposta nas energias renováveis?
Temos conseguido demonstrar que, com os cortes nas rendas de energia e com soluções de mercado, se consegue compatibilizar uma grande apostas nas energias renováveis com a redução dos custos no sector eléctrico.
Carlos Moedas
Com o estado económico e social do país, qual o futuro de Portugal relativamente ao desemprego jovem e as novas oportunidades?
No passado mês de Julho, a taxa de desemprego jovem fixou-se nos 35,5%, um valor substancialmente mais baixo face ao verificado em Abril do ano transacto quando alcançou os 42,5%. Apesar da melhoria significativa, o Governo português tem continuado a desenvolver e a implementar novos programas de emprego e formação para os jovens portugueses, destacando-se o Impulso Jovem, o Garantia Jovem ou o Programa Retomar. São programas importantes que visam garantir a melhoria das qualificações académicas das novas gerações e permitir uma rápida entrada no mercado de trabalho.
Miguel Monjardino
A tensão existente entre a Ucrânia e a Rússia pode afectar o estado económico e social de Portugal?
Não, desde que a Rússia continue empenhada apenas na actual guerra limitada pelo controlo do sudeste da Ucrânia. Moscovo, todavia, continuará a usar a sua influência nas capitais do sul da Europa para moderar os países da Europa central no processo de decisão dos Conselhos Europeus. Os acontecimentos obrigarão quase de certeza Portugal a repensar algumas das suas opções ao nível político-militar no quadro da NATO.
Miguel Macedo
Dado o aumento da criminalidade em Portugal, não seria melhor o recrutamento de mais forças de segurança para uma maior segurança da população, com mais patrulhas na rua?
Não se registou aumento de criminalidade em Portugal nos últimos 3 anos. Pelo contrário, a criminalidade geral e a criminalidade violenta e grave têm diminuído de forma sustentada. Portugal é um dos Países com menor taxa de criminalidade na Europa, é um País seguro e um destino seguro.
Durão Barroso
Segundo o Estado Económico de Portugal, mais precisamente o desemprego jovem, que mais poderia fazer a UE, o Estado Português, para que a taxa diminua e que os jovens formados possam ficar no nosso pais e não ter que imigrar para poder trabalhar?
A promoção do emprego jovem está no topo das prioridades da Comissão Europeia. O desemprego jovem tem vindo a diminuir, registou em Julho uma taxa de 35,5%, o que comparando com o ano passado (era 37,6% em Julho de 2013) é revelador de uma melhoria no mercado laboral para os jovens. Mas a verdade é que cerca de 5,3 milhões de jovens europeus com menos de 25 anos não conseguem encontrar emprego - entre os quais estão 126 000 jovens portugueses, o que é preocupante. Os Estados-Membros encontram-se na linha da frente deste combate, mas a Europa pode e está a ajudar. Por exemplo, reprogramámos os Fundos Estruturais e 344 milhões de euros de financiamento foram reafectados para o Programa "Impulso Jovem". Portugal tem em vigor (desde Março) o programa nacional "Garantia Jovem", também apoiado pela Comissão Europeia, e vai continuar a beneficiar de apoio do Fundo Social Europeu durante o próximo quadro financeiro plurianual para o período 2014-2020. O montante global do Fundo será o maior de sempre, estando numa verba de 7,7 mil milhões euros à disposição do país. Direccionámos também parte do Fundo Social Europeu para a formação e qualificação dos jovens. E o programa Erasmus+ foi reforçado significativamente dispondo de 14,7 mil milhões de euros (EU 28). Esta tem sido uma prioridade também para mim, pessoalmente, porque tem de ser a juventude de hoje a construir o futuro europeu. A nossa competitividade económica - presente e futura - depende de vós. A vossa geração é seguramente a geração mais bem preparada que alguma vez houve na Europa. Portanto, é importante apoiar-vos e é importante que vocês devolvam esse apoio com o vosso entusiasmo e empreendedorismo.
Daniela Ruah
Desde já os meus parabéns pelo trabalho efectuado nos EUA, a questão que gostaria de fazer é como é que foi recebida numa nova cultura, num novo pais, e quais as principais diferenças sócio culturais e politicas existentes entre Portugal e EUA?
Marco António Costa
Apoio aos jovens: qual as ajudas ou medidas que apoio que o estado irá fazer para impedir a elevada saída de jovens qualificados?
Daniel Innerarity
Segundo o estado político e social de Portugal, que mais poderíamos fazer para melhorar o estado social de Portugal?
António Murta
Acha que os apoios dados por este governo a Pequenas e Médias Empresas são suficientes para que diminua a deslocação desta para outros países com menos impostos e mão de obra mais barata?
    Achei Curioso
   
  • O Debate entre o Mestre Rui Tavares e o Dr. Miguel Poiares Maduro foi um debate melhor do que esperava! Foi um debate esclarecedor e muito informativo!
  •