PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Luís Girão
   
Grupo Cinzento
Distrito:
Coimbra
Concelho:
Montemor-o-Velho
Hobbie:
Bodyboard/Surf
Animal:
Golfinho
Comida:
Robalo no forno
Música:
Sébastien Tellier - La Ritournelle
Livro:
O fim do petróleo (James Kunstler)
Filme:
An Inconvenient Truth
Gostaria de Ser:
Profissionalmente bem sucedido
     
    Intervenções
   
Energia e Clima: o que não podemos adiar
Jantar-Conferência com Eng. Jorge Moreira da Silva
Simulação de Assembleia: Introdução da energia nuclear em Portugal
    Pergunta a ...
   
Hugo Soares
Entendo que a forma de estar na política é característica de cada pessoa e resulta de uma receita própria onde se cozinham vários ingredientes. Nesse sentido, peço que indiques, justificando, quais são atualmente as tuas fontes de inspiração (dentro e/ou fora da política)?
Olá, Luís. Olha, desde logo a minha família. Foram os meus pais - e em justa medida os nossos professores e amigos - que me transmitiram os valores que constituem o quadro axiológico em faço questão de me mover. Depois as referências pontuais: Homens de referencia na atitude, no comportamento ou na forma que nos cativam e motivam a seguir. Se me pedires nomes eu respondo-te com um conjunto de ingredientes como tu disseste e bem: Sá Carneiro como inspirador, Fernando Nogueira no carácter, Santana Lopes na forma, Passos Coelho na dimensão única de Estadista.
António Murta
Cada vez que há uma inovação tecnológica surpreendente ao nível global, no âmbito da energia são introduzidas profundas alterações e avanços que alteram por completo o panorama de gestão energética e tornam alguns conceitos obsoletos. No seu entender, no futuro qual será a maior mudança que terá lugar no País ao nível de formas eficientes de aproveitamento da energia?
    Achei Curioso
   
  • Achei curioso… o facto de uma bateria de um veículo elétrico constituir um sistema de armazenamento de energia (neste caso, com a vantagem de ser móvel), que desempenhará a curto prazo um papel semelhante, ainda que em menor escala, àquele que é atualmente desempenhado pela barragem hidroelétrica.
  • Joaquim Azevedo, admite que a medida de incentivos monetários levada a cabo por diversas autarquias do país (como é o caso de Gouveia) possa ser pouco eficaz, na medida em que, o que realmente preocupa um casal é a eventual falta de garantias num futuro incerto e bastante volátil em termos essencialmente profissionais. Hoje em dia exercemos a nossa actividade profissional num mundo globalizado, onde o que hoje é uma garantia poderá já não o ser amanhã e o posto fixo de trabalho deixou de existir.
  • O facto de Joaquim Azevedo abordar uma problemática bastante enraizada no país que consiste em ficar a trabalhar para além do período de trabalho, como forma de mostrar empenho e dedicação. Noutros países da Europa desenvolvidos esta prática é vista como uma falta de capacidade do trabalhador para desempenhar o seu papel no período de trabalho estipulado. À semelhança de outras situações, esta carece de uma mudança de mentalidades urgente.
  • A ideia equacionada pela Dr. Maria Luís Albuquerque que a concorrência nos é benéfica mesmo que no decorrer do processo algumas empresas sustentadas artificialmente terminem. A prevalência das mais aptas determinará o nosso espaço no mercado.
  •     Sugestões
       
  • Um dia tive oportunidade de perguntar ao Dr. Luís Marques Mendes de que forma é que poderíamos atrair a participação dos jovens na política. De forma sábia, este respondeu: "Pela cultura do exemplo." Nesse sentido, perante a avultada quantidade de papel que circula nesta UV, sugiro a utilização de papel reciclado em edições futuras.
  •     Desafio do JUV
       
    O Diretor da UV, Carlos Coelho, dá nesta quarta-feira o “Falar Claro”, uma sessão sobre técnicas de comunicação política. Esta aula será capa do próximo JUV mas o título é sugerido por ti. Sugerimos que proponhas um título muito curto e assertivo.
    Substância com Eficácia.
    Daniel Bessa dá hoje uma aula sobre economia. Propõe um título para o JUV, que ilustre esta aula. Sugerimos-te um título muito curto e assertivo.
    Um olhar sobre a economia.
    Queres aparecer no último JUV? É fácil: vai ao “Desafio do JUV” e escreve um sms de despedida aos teus colegas uvianos deste ano. Não ultrapasses os 100 caracteres, com espaços.
    Apesar de já ter um feedback muito positivo de participantes anteriores na UV, não posso deixar de confessar que fiquei impressionado com o rigor, a qualidade e a atenção ao detalhe. Desta UV levo comigo o ritmo de trabalho alucinante, o processamento de imensa informação, a capacidade de organização e toda a inspiração que oradores, conferencistas, conselheiros, staff e alunos me deu. De facto, esta é incontornavelmente a melhor escola de formação política do País. Que orgulho!
         
        YouFotos