PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Rodrigo Amaro
   
Grupo Cinzento
Distrito:
Leiria
Concelho:
Caldas da Rainha
Hobbie:
Jogar Futebol
Animal:
Leão
Comida:
Bacalhau à Brás
Música:
The Smashing Pumpkins - Disarm
Livro:
Filhos da Droga
Filme:
O Aviador
Gostaria de Ser:
Presidente do Caldas Sport Clube
     
    Intervenções
   
Falar Claro
Portugal envelhecido: promover a natalidade
    Pergunta a ...
   
Hugo Soares
Hugo, como actual presidente da maior estrutura de juventude partidária em Portugal, qual é que achas que poderá ser o melhor contributo da população mais jovem ao nível da causa publica nestes próximos anos que se perspectivam a continuar complicados para as novas gerações?
Olá, Rodrigo! Participar. Participar é a resposta. Seja nas redes sociais, seja em casa ou nas Universidades, seja em juventudes partidárias os jovens têm mesmo que ser os protagonistas das mudanças que o País precisa.
Durão Barroso
Quais foram os maiores desafios que teve de enfrentar nestes 10 anos de liderança da Comissão Europeia e que contributos tiveram para alterar a UE que encontrou em 2004 e que agora deixa em 2014?
Nos últimos dez anos a Europa passou por acontecimentos históricos marcantes: o alargamento que quase duplicou o seu número de membros de 15 para 28 Estados, a não ratificação do Tratado Constitucional por causa dos votos negativos da França e da Holanda em 2005, a crise financeira e das dívidas soberanas, e o mais recente conflito entre a Rússia e a Ucrânia (que, creio, representa a ameaça mais séria à segurança e paz na Europa desde a queda do Muro de Berlim) são alguns dos enormes desafios que tivemos de enfrentar. Logo no início do meu primeiro mandato em 2004, havia uma situação politica e institucional muito complexa: o Tratado Constitucional rejeitado em referendo por dois Estados fundadores; um programa económico – a Estratégia de Lisboa - descredibilizado e que foi por isso revisto em 2005; e o maior alargamento da história da União que era preciso gerir de modo a não prejudicar o aprofundamento da integração europeia. Enfrentámos todos estes desafios com determinação. Provámos que uma Europa a 27, agora a 28, é mais forte e mais influente. Revimos a estratégia de crescimento da União e resolvemos o problema institucional com um novo tratado, o Tratado de Lisboa. Mas o maior desafio veio no meu segundo mandato e foi certamente o de manter a Europa unida durante a crise económica e financeira. Esta crise levou-nos a mais solidariedade a nível europeu e mais responsabilidade a nível nacional, e obrigou-nos a rever os nossos próprios mecanismos de governação económica. Em conjunto, conseguimos alterar profundamente as regras que regulam o sector financeiro para melhorar a supervisão e pôr os bancos de volta ao serviço da economia; por proposta da Comissão criámos uma União Bancária; melhorámos a forma como os governos trabalham juntos para restaurar a estabilidade e a credibilidade das suas finanças públicas; e mobilizámos mais de 700 mil milhões de euros em ajuda financeira para apoiar os países atingidos pela crise. Os governos não poderiam ter feito isto sozinhos. Há naturalmente momentos que me marcaram pessoalmente durante o meu mandato. Ajudar Portugal a sair do programa de ajustamento foi um deles. Fizemos tudo para maximizar o impacto dos fundos estruturais (que no período actual de 2014-2020 significa cerca de 26 mil milhões de euros) e estamos a financiar medidas imediatas para o emprego jovem. Não posso deixar de referir também o significado especial que teve a atribuição do Prémio Nobel da Paz à União Europeia e a possibilidade que tive, juntamente com o Presidente do Conselho Europeu, de proferir o discurso de aceitação em Oslo, o que muito me emocionou.
Leonor Beleza
Acha que poderíamos ter um país diferente se Francisco Sá Carneiro tem concretizado todas as reformas que tinha em mente para Portugal?
Marco António Costa
Como Vice-Presidente e Porta-Voz do PSD, qual é que acha que irá ser o maior adversário do PSD nas próximas eleições legislativas de 2015? Se um PS fragilizado internamente, ou um próprio PSD por ter sido governo durante este período difícil do país?
    Achei Curioso
   
  • Que o mestre Rui Tavares tenha dito que Portugal foi governado durante 30 anos pela direita.
  • "O alargamento a leste foi o pior coisa que aconteceu a curto prazo"
  •     Desafio do JUV
       
    Durante esta tarde assistirás a um debate sobre a clivagem entre a Direita e a Esquerda. Na tua opinião, quem ganhou o debate e porquê?
    No meu ponto de vista ganhou Prof. Doutor Miguel Poiares Maduro, porque teve um discurso bastante mais claro e com apoio a exemplos práticos referentes à actualidade que ajudaram a compreender melhor qual era a sua posição. Depois porque de certa forma me revejo na sua opinião de não existir uma clivagem direita/esquerda como a conhecíamos nas formas tradicionais em que existe um posicionamento claro como foi dado o exemplo "liberdade vs igualdade", "Estado vs Mercado", "Progressismo vs Conservadorismo". Existindo nos dias de hoje uma maior diversidade e dinâmica entre a direita e esquerda ao invés de um ponto fixo.
    O Diretor da UV, Carlos Coelho, dá nesta quarta-feira o “Falar Claro”, uma sessão sobre técnicas de comunicação política. Esta aula será capa do próximo JUV mas o título é sugerido por ti. Sugerimos que proponhas um título muito curto e assertivo.
    "Comunicação - aspectos positivos e negativos"
    Daniel Bessa dá hoje uma aula sobre economia. Propõe um título para o JUV, que ilustre esta aula. Sugerimos-te um título muito curto e assertivo.
    Caminhos para uma melhor economia
    Na sessão de apresentação dos trabalhos de grupo, de qual proposta mais gostaste?
    Reabilitação Urbana
    Imaginem que um amigos vos envia um SMS perguntando: "Onde estás?". Numa mensagem curta, o que responderias?
    Amigo estou no Alentejo na Universidade de Verão da JSD. Um Abraço
    Queres aparecer no último JUV? É fácil: vai ao “Desafio do JUV” e escreve um sms de despedida aos teus colegas uvianos deste ano. Não ultrapasses os 100 caracteres, com espaços.
    Foi um gosto ter passado esta semana convosco e sentir que vou daqui muito mais informado e preparado para o papel na causa publica. Espero ainda ver muitas destas caras daqui a um ano neste mesmo local.
    Queres aparecer no último JUV? É fácil: vai ao “Desafio do JUV” e escreve um sms de despedida aos teus colegas uvianos deste ano. Não ultrapasses os 100 caracteres, com espaços.
    Foi um gosto ter passado esta semana convosco e sentir que vou daqui muito mais informado e preparado para o papel na causa publica. Espero ainda ver muitas destas caras daqui a um ano neste mesmo local.
         
        YouFotos