PARTICIPANTES
 
 
     
 
  João Pedro Lopes
   
Grupo Laranja
Distrito:
Bragança
Concelho:
Macedo de Cavaleiros
Hobbie:
Música
Animal:
Cão
Comida:
Massa com atum
Música:
Pronúncia do Norte - GNR
Livro:
O Rapaz do Pijama às Riscas
Filme:
Liberal Arts
Gostaria de Ser:
Feliz
     
    Intervenções
   
Falar Claro
Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Jantar-Conferência com o Doutor António Murta
Portugal no €uro: oportunidades e condicionamentos
    Pergunta a ...
   
Hugo Soares
Numa altura em que as vontades dos mais jovens, onde os projectos reformistas por eles apresentados, são muitas vezes repreendidos e evitados (mesmo em estruturas «laranja»); como poderemos nós, alunos da UV, ser essa "luz nova" em concelhias conservadoras, com grande inércia e "repressivos" para novos projectos?
Olá João, A melhor forma de "virar" esse estado de coisas é por dentro e através dos mecanismos democráticos internos. É verdade que acontece muitas vezes que quem está instalado no poder tem resistência à mudança. É teu dever acossa-lo e provocar para novos desafios.
Marco António Costa
Qual o papel da Juventude na construção deste novo Portugal que se pretende implementar?
O papel da juventude é determinante como catalisador de um novo conceito de exigência de serviço público. Importa salientar que ainda teremos de vencer a velha política em 2015 para continuarmos a construir o Novo Portugal.
Miguel Monjardino
Perante a nova aliança EUA / UE qual o papel que Portugal poderá ter na geopolítica internacional?
É provável que o relacionamento dos EUA com a UE venha a assentar na Parceria Transtlântica para o Comércio e Investimento (TTIP) e de uma forma indireta na NATO. O papel geopolítico de Portugal dependerá: a) da sua permanência na zona euro; b) da sua capacidade para atrair investimentos e ser uma plataforma logística-energética; c) da contribuição para a segurança aero-marítima/naval no Atlântico.
Daniel Innerarity
Sendo o Professor um especialista na área da Ciência Política, como se pode analisar as áreas tendencialmente mais interventivas na sociedade (como economia e direito) não terem qualquer interesse nessa área?
Durão Barroso
Como podem as regiões de convergência, predominantemente, aproveitar mais o espaço comunitário para diminuir as suas diferenças face a outras regiões nos próprios países, ou regiões vizinhas?
Daniela Ruah
Quais os desafios que se colocam a um português que vai trabalhar para o estrangeiro? Como se consegue manter uma ligação à nossa pátria mãe?
Miguel Macedo
Na qualidade de Ministro da Administração Interna, tem a tutela da Autoridade Nacional da Protecção Civil. Como transmontano, pergunto-lhe o que correu bem este ano na prevenção e luta contra os incêndios, nomeadamente no nordeste do país.